Missão
O Prémio “JOVENS TALENTOS DO CONSERVATÓRIO” tem como missão intensificar as ligações com a geração mais nova que se formou no Conservatório – Escola Profissional das artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode. Este concurso, na área da música, significa um voto de confiança na sua qualidade e também lança um desafio no sentido de lhes possibilitar uma contribuição ativa, em prol da melhoria da atividade artística, pedagógica e científica da Região.
Ao longo dos 77 anos da sua atividade pedagógica e artística, o Conservatório tem acolhido e formado com sucesso milhares de jovens. Além de ter cumprido com a sua missão de formar cidadãos para as artes, sobretudo no âmbito da música, o êxito da sua atividade é testemunhado pelo facto de muitos dos ex-alunos do Conservatório terem regressado à sua casa-mãe como excelentes professores e outros terem continuado a sua atividade artística e pedagógica, no continente e no estrangeiro, com resultados assinaláveis.
Num sentido mais lato, a comunidade educativa da escola abrange igualmente todos os seus ex-alunos, dos quais a escola tanto se orgulha. Cumprindo com o objetivo de reforçar os laços com os seus ex-alunos, e também o de incentivar a excelência entre aqueles que ainda se encontram no final do seu percurso educativo no Conservatório, esta escola decidiu promover um concurso destinado especificamente a eles.
A 2.ª edição do Prémio “JOVENS TALENTOS DO CONSERVATÓRIO”, a ter lugar em 2023, será aberta aos alunos que, no ano letivo 2022/2023, terminam o nível secundário no Conservatório e a ex-alunos que tenham concluído o Curso Básico, o Curso Secundário ou o Curso Profissional, até aos 30 anos de idade, na categoria de “Interpretação”, e até aos 35 anos de idade, nas categorias de “Composição” e de “Estudos Musicológicos”.


Destinatários
1. Antigos alunos do Conservatório, que tenham finalizado um dos ciclos de ensino (Básico, Secundário do EAE ou Curso Profissional), até aos 30 anos de idade, na categoria “Interpretação”, e até aos 35 anos de idade, nas categorias de “Composição” e “Estudos musicológicos”, à data-limite de inscrição no concurso.
2. Atuais alunos a frequentar o último ano do Curso Profissional ou do Ensino Secundário.
