Missão

O Prémio “JOVENS TALENTOS DO CONSERVATÓRIO” tem como missão intensificar as ligações com a geração mais nova que se formou no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode.  Este concurso, na área da música, significa um voto de confiança na sua qualidade e também lança um desafio no sentido de lhes possibilitar uma contribuição ativa, em prol da melhoria da atividade artística, pedagógica e científica da Região.

Ao longo dos 75 anos da sua atividade pedagógica e artística, o Conservatório tem acolhido e formado com sucesso milhares de jovens. Além de ter cumprido com a sua missão de formar cidadãos para as artes, sobretudo no âmbito da música, o êxito da sua atividade é testemunhado pelo facto de muitos dos ex-alunos do Conservatório terem regressado à sua casa-mãe como excelentes professores e outros terem continuado a sua atividade artística e pedagógica, no continente e no estrangeiro, com resultados assinaláveis.

Num sentido mais lato, a comunidade educativa da escola abrange igualmente todos os seus ex-alunos, dos quais a escola tanto se orgulha. Cumprindo com o objetivo de reforçar os laços com os seus ex-alunos, e também o de incentivar a excelência entre aqueles que ainda se encontram no final do seu percurso educativo no Conservatório, esta escola decidiu promover um concurso destinado especificamente a eles.

A 1.ª edição do Prémio “JOVENS TALENTOS DO CONSERVATÓRIO”, a ter lugar em 2022, será aberta aos alunos que, no ano letivo 2021/2022, terminam o nível secundário no Conservatório e a ex-alunos que tenham concluído o Curso Básico, o Curso Secundário ou o Curso Profissional, até aos 30 anos de idade. O Concurso será aberto nas categorias de Interpretação, Composição e Estudos Musicológicos.

Destinatários

1. Antigos alunos do Conservatório, que tenham finalizado um dos ciclos de ensino (Básico, Secundário do EAE ou Curso Profissional), até aos 30 anos de idade, à data-limite de inscrição no concurso.

2. Atuais alunos a frequentar o último ano do Curso Profissional ou do Ensino Secundário do Ensino Artístico Especializado.